Dicas para você fotografar fogos de artifício de forma eficiente obtendo um colorido perfeito sem borrar
As festas juninas já acabaram, mas você pode guardar estas dicas para registrar em sua máquina digital os fogos de artifício que enfeitarão o céu no Reveillón ou na final do Brasileirão.
A seguir, você aprenderá a configurar sua máquina da maneira correta para conseguir tirar fotografias de fogos de artifício sem borrar e ainda obter o colorido que você vê na tela. É claro que será preciso muita prática e treino e que, talvez, as imagens não saiam boas logo de primeira. Por isso, além dos passos abaixo, seja insistente!
Comece com o equipamento correto
Não é necessário muito para conseguir tirar fotos de fogos de artifícios surpreendentes, já que a maioria das câmeras digitais possui configurações automáticas ou permitem que você ajuste o tempo de exposição e a abertura do diafragma. Infelizmente, os equipamentos que possuem apenas as opções automáticas não oferecem bons resultados.
Há algumas câmeras que já possuem funções específicas para o registro de fogos - que poderão ser identificadas por "fireworks" -, como as Nikon Coolpix e Sony Cyber-Shot.
De qualquer maneira, você terá de usar um tripé: qualquer foto de fogos de artifícios exige um tempo de exposição de no mínimo um segundo e você não vai conseguir segurar a câmera firmemente por todo este tempo.
Se você tiver um controle remoto, ótimo! Mas não chega a ser um acessório indispensável. Se você não tiver um, não se desespere. O principal objetivo dele é evitar tocar na câmera durante o tempo de exposição para não tremer a máquina e, conseqüentemente, borrar a foto. Então, seja delicado, não toque a câmera nem a incline depois de iniciada a exposição e provavelmente tudo dará certo.
Eu gosto muito daqueles controles remotos pequenos que utilizam infravermelhos e evitam quaisquer toques durante a operação. A Olympus, em particular, costuma incluí-los em algumas de suas câmeras digitais.
Uma outra possibilidade, caso a câmera disponha de tal recurso, é utilizar o temporizador de dois segundos, tempo suficiente para a câmera estabilizar.
Acerte o foco
Normalmente, você não se preocupa com o foco quando você faz retratos de pessoas, desde que a sua câmera tenha a opção automática. No entanto, fotografar fogos de artifícios é diferente, já que você está trabalhando praticamente na escuridão total e a câmera pode demorar muito tempo procurando o foco correto no momento em que você tirar a foto. Se você sempre tenta tirar uma foto no escuro e escuta a lente se ajustando para procurar o foco correto, sabe sobre o que eu estou falando.
Qual a solução? Caso a câmera tenha opção de foco manual, opte por este modo e ajuste o mesmo para o infinito. Se esse modo não existir, a câmera provavelmente terá uma opção para o modo “paisagem” (“landscape mode”, normalmente representado pelo desenho de uma montanha).
Nesta função, ela irá focar no infinito automaticamente e, assim, estará sempre com o ajuste de foco correto – a não ser que você esteja a uma distância nada segura. Neste caso, o melhor foco para a sua câmera não deveria ser sua maior prioridade!
0 comentários:
Postar um comentário